Sem categoria

Perguntas Frequentes

Como surgiu o Wei Fansub?

Toda a conversa começou em fevereiro de 2019 em um grupo gringo, onde lamentávamos a falta de legendas dos dramas chineses e tailandeses e algumas pessoas se propuseram a ajudar. Montamos nosso grupo, escolhemos o nome do fansub entre três opções e discutimos como seriam feito as coisas.

Inicialmente, o fansub seria gringo (subs em espanhol), já que a maior parte da equipe era composta por pessoas que falavam espanhol. Não demorou muito, restou apenas duas de nós – Angie e Maya, e nossa vontade de assistir aos dramas em nosso idioma e com qualidade. Mas nada acontece se tivermos apenas vontade e não nos esforçarmos, correto?! Nenhuma de nós já tinha feito tal coisa antes, então corremos atrás para aprender como eram feitas as traduções, revisões e encoder. Assistimos dezenas de tutoriais, instalamos inúmeros programas/aplicativos e apanhamos muito até conseguirmos. Depois de tudo mais ou menos ajeitado, o Wei foi ao ar oficialmente dia 01.04.2019 com o lançamento de “The Night Of The Comet”.

Quantos voluntários ajudam no Wei Fansub?

Temos 09 pessoas ativas no momento.

Maya: Fundadora, administração, tradução, revisão e redes sociais;

Taty: Administração, tradução, revisão e redes sociais;

Anne Kwan: Administração, tradução, encode e upload;

Andy: Tradução, download de raw e legenda;

Beatriz: Redes sociais;

Dulci: Encode;

Michele: Upload e redes sociais;

Mony: Tradução e redes sociais;

Rosa: Tradução e revisão.

Alguns ainda podem ter outras funções, como ajudar em algum encode, por exemplo. Mas aqui estão suas principais funções. Também temos pessoas que às vezes nos dão uma mão em projetos específicos. Tirando as redes sociais, colocamos todos os créditos de quem trabalhou naquele projeto no próprio arquivo (como o começo do vídeo).

Como vocês traduzem?

Para um projeto ir pro ar, passa por diversos processos: download, extração, tradução, revisão, encode, upload e divulgação. 

Há dois tipos de legenda: softsub (legenda separada do vídeo) ou hardsub (legenda embutida no vídeo).  Se for hardsub, precisamos extrair a legenda, ou seja, separar a legenda do vídeo. Em projetos assim, os episódios precisam de, pelo menos, 2 revisões para ver se não falta nenhuma linha (pois não há como extrair 100%). Porém, ainda bem, a maioria dos nossos projetos são softsub, em que é necessário apenas baixar a legenda e o vídeo. 

Com eles em mãos, começa a tradução do inglês para o português. Em seguida vem a revisão; todos os projetos passam pelas mãos de uma das duas administradoras do Wei. Depois, vai pra equipe de Encode e Upload, que juntam a legenda com o vídeo, além de colocarem nos servidores para que todos tenham acesso. Depois de pegar os links de tudo, colocamos no site, criamos a arte e divulgamos nas nossas redes sociais.

Todos os processos acima necessitam de tempo para serem feitos, dependendo de cada pessoa envolvida e dos seus equipamentos/internet. Não há como um episódio sair 9h da manhã e às 10h estar no site. 

Que horas sai os episódios novos?

Como dito, para um projeto ir ao ar, passa por diversos processos e todos eles são demorados. Não temos como dizer uma hora exata que será lançado, postaremos assim que ficarem prontos. 

O nosso objetivo sempre foi trazer o mais rápido possível dentro das nossas capacidades, mas ainda com qualidade. Todos os voluntários têm suas próprias vidas e rotinas, e é impossível saber quando ficará pronto. Tentamos sempre seguir um calendário dos dias que deixamos na página inicial, mas que também não é exato e pode sofrer reajustes, até porque imprevistos acontecem.

Como posso contribuir financeiramente?

Agora temos um canal de apoio para manter o fansub ativo. Fizemos uma postagem explicando direitinho aqui.

Como faço para assistir?

Escolha o servidor de sua preferência. Drive, Mega e Pixeldrain são opções que podem ser assistidas online ou fazer download do arquivo. Mediafire é apenas para download. Uqload é para assistir online. E pronto, é só assistir ou baixar o vídeo. 

Se houver alguma dúvida, pode ver os vídeos tutoriais aqui ou pedir ajuda da equipe através das redes sociais

Não consigo assistir pelo Drive, o que fazer?

O Google Drive tem um limite de acesso. Se muitas pessoas assistem ao mesmo tempo, ele bloqueia por 24h. Então, em lançamentos de muito acesso, fica impossível utilizá-lo e não temos como desbloquear. Ensinamos a burlar isso, assista ao tutorial aqui. Lembrando que você também pode escolher outro servidor. 

O Mega diz que não posso mais assistir/baixar, o que fazer?

O Mega tem limite de uso, então se assistirem/baixarem uma quantidade específica, ele bloqueia. Também não podemos desbloquear isso, porém ensinamos a burlar para você usar sem limites e sem precisar pagar nada. Você pode assistir ao tutorial aqui.

Não consigo assistir pelo Pixeldrain, o que fazer?

O Pixelrain tem um limite de uso, então se assistirem/baixarem uma quantidade específica, ele bloqueia. Também não podemos desbloquear isso ou sabemos como burlar. Você pode tentar usar os outros servidores ou assistir no dia seguinte.

Por que não consigo assistir no Telegram?

O Wei Fansub NÃO disponibiliza nenhum vídeo no Telegram. O nosso canal do Telegram funciona como as redes sociais: apenas para atualização/lançamento; uma facilidade para você receber notificação no celular na hora que o episódio for ao ar. Se você está assistindo nossos projetos por lá, está vendo por um CANAL LADRÃO. Não temos planos de colocar nossos projetos nesse aplicativo. 

Por que vocês não deixam os episódios apenas online, proibindo de baixar, para que não roubem?

Se nós conseguimos fazer download de vídeos de plataformas de streaming que gastam milhões, obviamente há sempre um jeito de baixar um vídeo nos fansubs. Então não vamos penalizar aquelas pessoas que preferem fazer o download do episódio, sendo que sempre haverá alguém que consegue roubar nossos projetos. O que podemos fazer é conscientizar para que as pessoas assistam pelo nosso site, único lugar que disponibilizamos nossos projetos.

Ficou com alguma dúvida? Converse com a gente nas nossas redes sociais!

21
4
2

65 Comments

Deixe um comentário